Quarto Domingo da Quaresma – Ano B

Material:
um cartãozinho onde esteja desenhada uma camiseta dos dois lados, canetas, velas, crucifixo e uma vela que represente o círio pascal.

Desenvolvimento:
1. Cantar um canto de aclamação à Palavra de Deus e ler o texto João 3,16. 20-21.
2. Motivar a reflexão sobre a Igreja e a Sociedade e pedir que cada um pense nas trevas, nas obras que distanciam da luz. Pedir que cada um escreva num dos lados do cartão uma palavra que represente o que pensou.
3. cada um diz sua palavra e coloca aos pés da cruz.

4. Cantar a música: “eu quero ser, Jesus amado como um vaso nas mãos do oleiro. Rompe minha vida faz-me de novo, eu quero ser um vaso novo.”

5. Quem está dirigindo a dinâmica pega todos os cartões e divide de tal modo que ninguém fique com o próprio. Pede que cada um pense numa obra da Luz que resolva ou seja solução para o que estava escrito no cartão. Pede que escrevam então do outro lado do cartão.

6. Cada um diz o que escreveu e coloca aos pés da cruz. Quem dirige entrega uma vela para cada um que falar.

Fechamento:
Quem dirige lembra que tudo vem de Deus, pela sua graça e que devemos corresponder ao seu Amor. Com a vela acende a vela de outros e pede que acendam as velas uns dos outros.
Canta-se a música: Dentro de mim existe uma luz.


João 3,16. 20-21

Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: 16 Pois Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna.
20 Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, para que suas ações não sejam denunciadas.
21 Mas quem age conforme a verdade aproxima-se da luz, para que se manifeste que suas ações são realizadas em Deus.


Dentro de mim existe uma luz
Que me mostra por onde deverei andar
Dentro de mim também mora Jesus
Que me ensina buscar o seu jeito de amar

Minha luz é Jesus
E Jesus me conduz
Pelos caminhos da paz

Dentro me mim existe um farol
Que me mostra por onde deverei remar
Dentro de mim Jesus Cristo é o sol
Que me ensina buscar o seu jeito de sonhar

Dentro de mim existe um amor
Que me faz entender e lutar por meu irmão
Dentro de mim Jesus Cristo é o calor

Que acendeu e aqueceu pra valer meu coração